Deixe sua casa mais silenciosa

A decoração pode ajudar a absorver o excesso de barulho e, assim, deixar o lar acusticamente mais confortável. Descubra como!

Muitas vezes, tudo o que precisamos é chegar em casa e encontrar um recanto de tranquilidade e paz. O problema é que, às vezes, o barulho dos vizinhos ou as buzinas dos carros na rua acabam atrapalhando os planos. É aí que você pode usar a decoração a seu favor, em prol do silêncio do seu lar.

As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.

Soluções simples ajudam a acabar com os dilemas de barulhos em casa e problemas com os vizinhos. Veja abaixo 8 dicas para deixar sua casa mais silenciosa:

1. Tapetes ou carpetes

Problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. O barulho das pisadas no piso – principalmente de alguns tipos de saltos – pode ser bem incômodo. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.

cj048468
2. Janelas bem vedadas

Onde entra ar, entra som. Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns. Escolha bem onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece a vedação adequada.

Uma outra solução para garantir que o ruído não esteja escapando entre as rachaduras de suas janelas, é apostar no preenchimento de qualquer lacuna com um selante acústico. Também existem no mercado opções de vidro com tripla camada, capazes de fazer verdadeiros milagres pelo silêncio da casa.

 janela-anti-ruido-vidro-triplo
3. Estantes com livros

Viciados em leitura, vocês estão com sorte. Se o som vem da casa do vizinho ao lado, as estantes repletas de livros realmente podem ajudar a criar uma barreira contra o ruído indesejado. Mas, para funcionar, é preciso preencher bem os espaços do móvel, evitando deixar qualquer cantinho vazio.

cj709_antoniollo_5
4. Paredes preparadas

Existem algumas opções para proteger as paredes da casa dos sons indesejados. Uma delas é o drywall, que deve receber entre suas chapas de gesso algum material antirruído, como a lã mineral (de rocha ou de vidro), isopor, e mantas plásticas ou de borracha, por exemplo.

Paredes mais espessas, de tijolos maciços ou ocas – do tipo Drywall -, e preenchidas com revestimento acústico interno barram melhor o som. Mas se o ruído passa pelas paredes de fachadas e paredes internas, a dica é usar materiais como placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimento de gesso acartonado ou, mesmo, tapeçarias, que quando aplicadas sobre a parede melhoram o isolamento. Vale lembrar que não adianta ter uma parede com bom isolamento e uma janela deixa passar o barulho. Pense no conjunto!

l-de-vidro-isover-saint-gobain-excelente-isolamento-termo-a-108901-MLB20424487713_092015-O
5. Cortinas

Sem dúvida as cortinas são muito mais conhecidas por impedirem a entrada de iluminação excessiva, mas saiba que elas também são boas aliadas na hora de suavizar os sons, principalmente se for feita de um tecido bem grosso. Para funcionar, também é importante garantir que ela cubra a parede acima e abaixo da janela.

destaque2
6. Portas de madeira maciça

Se a construtora entregou seu apartamento com as portas em madeira compensada oca, pense em trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor para a acústica e para segurança.

Se a grana está curta você pode usar persianas em formas de rolo e cortinas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo, que minimizam a propagação do som.

portas-e-puxadores2
7. Escolha o pios certo

Você ouve o “toc toc” do sapato ou as patinhas do cachorro do vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame dos mesmos barulhos? Os pisos frios, como os porcelanatos, provocam muito eco. O revestimento que melhor isola o som é o mais denso, como carpetes, tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos.

Se for construir ou reformar o piso pense em fazer o isolamento acústico corretamente. Antes de instalar o piso e depois do contrapiso aplique mantas acústicas sobre a laje. Depois instale o piso, os chamados pisos flutuantes, como os laminados e a madeira, que já têm opção de instalação com mantas acústicas.

Existem alternativas de manta para pisos cerâmicos e porcelanatos, como a de cortiça aglomerada, mas seu uso não é muito comum. Se a casa já está com o piso pronto, uma boa dica é usar tapetes, bem felpudos para reter o som.

loft1-toscana2
8. Jardim vertical

Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como desníveis no terreno cobertos de gramas e vegetação. Em apartamentos, os jardins verticais podem atenuar os ruídos. Só que as soluções com vegetação precisam de bastante espaço para formar uma massa densa. Não é qualquer arbusto que dá conta do recado. E cuidar da barreira vegetal requer cuidados na manutenção.

1_12

Espero que tenha ajudado!

Abraços,

Ana Luiza Florez


Quer decorar sua casa conosco? Confira nossa loja de projetos de decoração on-line, clique aqui!

Gostou deste post? Confira também dicas de “Como reformar sem dor de cabeça” clique aqui!

Conte-nos: Gostou das dicas? Ficou com dúvidas ou precisa de mais sugestões? Deixe seu comentário logo abaixo que responderei pessoalmente!

 

Comments : 0

Leave a Reply

*

captcha *

WordPress spam blocked by CleanTalk.