Decor para alugados

Quando o imóvel não é seu, investir em uma reforma completa nem sempre é a melhor solução. Mas é possível que seu apartamento ou casa tenha a sua personalidade, mesmo sendo alugado. Veja ideias econômicas, fáceis e rápidas para ter um lar cheio de estilo. Em muitas delas, você ainda pode levar a decoração com você quando partir para uma nova moradia. Basta seguir alguns segredos. Confira nossas 10 dicas!

1- Escolha móveis com medidas “padrão”

Aposte em peças soltas, que podem ser levadas ao desocupar o local e em móveis que possam caber em todos os espaços, para que você consiga aproveitar quando se mudar. Escolha uma cama “padrão” no lugar de outras do tipo “queen” ou “king”. Na sala, o indicado é que a mesa – redonda ou quadrada – tenha, no máximo, quatro cadeiras ou banquinhos. Sofás modulares são uma ótima opção. Dependendo da configuração, ainda pode ser colocado em “L”.

4424-10168101painel-1capaveke-nuova-sofas1_066-freestyle-domino-pass_web copia-de-cd_lugano_salapequena_bx

2- Aposte em móveis de tons neutros.

Compre móveis em tons neutros (branco, bege, cinza ou preto), assim você pode levá-los para o seu próximo apê ou casa. O tom básico vai fazer com que esses itens continuem atuais por muitos anos.

zanotta-1242-kilt-modular-sofa sofa-modular-be25-09-14-09-2015-18-19-04

 3- Cores nos objetos e na decoração

As cores ajudam a deixar a casa de acordo com a sua personalidade. Como os móveis estão em cores neutras, você pode brincar com a decoração de almofadas, tapetes e objetos coloridos. Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo multifuncional. Invista em almofadas de variados padrões, cores e tecidos. Elas vão dar um ar personalizado e alegre para o apartamento. Sem contar que se sair de moda, é fácil de trocar!

11112e9bd19f0aa31735aca49504ae8468690c8a1356382004a6dfdb57d826f98ealmofadacasaateliercores-sala-de-estar-e-tv-171decoracao-de-salas-pequenas-07 sala-com-muitas-cores420140109125600450112e

4- Cores na parede

Pintar algumas paredes em tons neutros (cinza ou bege) e mesclar com outras cores mais fortes como roxo, verde ou amarelo mudam totalmente o ambiente. Isso não custa caro e você mesmo pode fazer em um final de semana. Pintar paredes e tetos de um tom escuro de grafite é um truque para disfarçar eventuais imperfeições. Papéis de parede, no entanto, nem sempre são boa opção em um local alugado, pois geralmente acabam saindo mais caro que uma pintura. E na aplicação de papel de parede deve-se verificar se o proprietário aceite que ele fique. A questão é que ao retirar o papel, possivelmente o antigo morador vai gastar com manutenção, já que é preciso massear e pintar a parede.

sala-com-muitas-cores1 decoracao-de-sala-de-estar-pequena-65

5- Adesive os azulejos.

Evita o “quebra-quebra” de uma possível reforma, nem sempre autorizada pelo proprietário do apartamento, e é do tipo de trabalho “faça você mesmo”. Os adesivos de azulejos, sejam para a cozinha ou para o banheiro, são uma maneira fácil e em conta de renovar o ambiente. São inúmeras as cores e estampas disponíveis no mercado. Em algumas lojas online, é possível criar a própria estampa do novo “azulejo” de plástico, que geralmente é autoadesivo. Caso não seja possivel adesivar o azulejo, outra opção é renova-los com pintura de epóxi.

2a 2b 2c 2d 2e 2h2f 2g

6- Aposte em cortinas e tapetes

Esses objetos geralmente são a cara do dono. Escolha cortinas lisas e neutras. Outra opção boa são as persianas de rolô ou de madeira, ficam charmosas e aconchegantes. Tapetes em todos os cômodos também os deixam mais coloridos, bonitos e aconchegantes. Ainda são capazes de disfarçar se o chão é mais antigo ou precisa de algum tipo de reparo. Dependendo da decoração pode apostar em tapetes coloridos ou estampados, só cuidado na hora de combinar com as almofadas!

3b 3c 3d3e 3f 3g 3i3h 3n 3o 3a 3l 3m

7- Plantas, plantas e mais plantas

Elas podem aparecer em hortas verticais, penduradas próximas da janela, em vasos grandes ao lado do sofá ou do rack da televisão, em vasos pequenos…Dão vida e cor ao imóvel.

4a 4b 4c 4f4d 4g4e   4h

8- Quadros, pôsteres e porta-retratos de parede

Podem estar em vários cômodos da casa e ditar ainda uma temática para o ambiente. Uma furadeira na mão ou uma fita dupla-face do tipo super-resistente é o suficiente para colocá-los no lugar. Podem aparecer em duplas, trios, isolados ou em conjunto. A moldura fica ao gosto do morador.

5a 5b 5f5c 5d 5e

9- Invista na iluminação

A iluminação cumpre duas funções básicas: o de clarear o ambiente e o de fazer um papel cênico, ou seja, está ali para valorizar o que se quer. Em qualquer decoração, abajures ou lustres podem ser escalados, deixando os cômodos mais claros, mais intimistas e aconchegantes, ou simplesmente como quer o morador.

Luminárias e abajures – de mesa, de piso, trilhos e até piscas – podem transformar o visual do seu apartamento alugado. Como geralmente temos somente um ponto de luz no centro de todo o ambiente e não podemos colocar gesso para aplicar alguns spots, escolha trilhos para decorar apartamento alugado, que podem dar a mesma sensação de conforto e elegância dos spots e precisam apenas de 1 ponto de iluminação e alguns furos muito pequenos no teto ou na parede, para instalação e podem ser cobertos com massa depois.

sala-jantar-colorida11 sala-de-estar-moderna-226a 6b 6c6d

 10- Abuse de prateleiras e nichos de parede

Assim como móveis, esses módulos podem ser carregados em uma mudança. São de baixo custo de compra e de fácil instalação, além de combinarem com todo o tipo de cômodo da casa. “As prateleiras e nichos são ótimos não só para os alugados como os próprios, pois ajudam a organizar os espaços e são removíveis”, pontua a profissional.

 7a 7b 7c 7d 7e 7f 7g 7h 7i7j

Espero que tenha ajudado!

Abraços,

Ana Luiza Florez


Quer decorar sua casa conosco? Confira nossa loja de projetos de decoração on-line  >> Clique Aqui <<

Gostou destas dicas? Confira nosso post sobre “10 lojas de móveis e decor on-line ” >> Clique Aqui <<

Comments : 0
About the Author

Leave a Reply

*

captcha *

WordPress spam blocked by CleanTalk.