Projeto para cozinhas

Neste post vou explicar um pouco sobre cozinhas com configurações diferentes, para quem quer ter espaços dinâmicos, práticos e atuais.

Primeiro precisamos entender o perfil dos novos tempos. A vida corrida do dia a dia, a carência cada vez maior de mão de obra doméstica e a oferta de eletrodomésticos inteligentes impulsionaram transformações radicais na cozinha. Hoje, esses espaços estão menores, mas muito bem equipados, priorizam materiais fáceis de limpar e uma distribuição que torna tudo rápido de pegar e de guardar. Uma vez que os donos da casa passaram a ser os atores desses territórios, simplificar as tarefas virou quesito de primeira necessidade. Nessa fórmula, integrar a cozinha com a sala têm se mostrado a grande tendência. Assim, ninguém mais se isola na lida com as panelas. Preparar as refeições virou um ato social, de interação e diversão. Solteiros e casais sem filhos, costumam unir tudo, eliminando fronteiras entre as áreas de receber e cozinhar. Já, quem tem crianças em casa, prefere o meio termo, usando portas de correr para garantir privacidade na hora de aprontar e servir os alimentos.

1. Para solteiros: Se a pessoa mora sozinha e adora cozinhar para os amigos, sugiro um espaço totalmente aberto integrado ao estar. Numa ilha central fica o cooktop e para que mais de uma pessoa possa trabalhar na cozinha deixe uma circulação livre de 1m entre o fogão e a pia, geladeira e armários.  Como não há separação entre os ambientes, invista em um único piso que cobre a casa toda.

2. Para casais: Como exemplo para uma casa em que moram apenas marido e mulher, sugerimos uma cozinha no formato corredor. Também integrada a sala, esta cozinha tem uma configuração bastante prática, com bancadas frente a frente que podem ser acessadas simplesmente girando o corpo. Do lado do estar, pode-se colocar um balcão com um tampo livre de apoio, seguido pelo fogão e pela pia. Na parte inferior do balcão aproveite para ter gavetões para as panelas e gavetas dimensionadas para temperos e talheres. Na parte superior, em cima da pia,  deixe os armários para copos e pratos, além dos nichos para a geladeira e para eletrodomésticos de pequeno porte.

3. Para famílias com filhos:  Uma boa inspiração para casas com crianças que almoçam e jantam regularmente, exigindo uso intenso do espaço é agrupar a cozinha e sala de almoço num único ambiente, com uma grande porta de correr que, aberta, integra esta área ao estar e, fechada, isola totalmente os cômodos. Uma bancada em U ajuda a compreender o setor de preparo dos alimentos. O cooktop embutido num tampo voltado para a mesa de refeições proporciona uma maior integração entre quem cozinha e os convidados.

4. Dicas para todos:

• Armários: dispense os puxadores tradicionais, que vira e mexe nos deixam com contusões nas pernas. Portas com chanfros superiores ou inferiores são mais discretas e fáceis de abrir.

• Armários 2: cozinhas integradas com a sala pedem mais sofisticação. Quanto menos itens aparentes, melhor será o visual. Procure resguardar gaveteiros e nichos em uma marcenaria fechada por portas. Madeira é um revestimento apropriado neste tipo de projeto.

• Iluminação: dois tipos de luz são fundamentais para o bom uso da cozinha. A primeira é composta por focos dirigidos para as bancadas de trabalho e para o fogão. A outra é a iluminação indireta, que pode ser instalada sobre prateleiras que correm próximo ao teto. Essa luz rebate no forro branco e gera uma luminosidade confortável e homogênea, como se, mesmo a noite, o ambiente estivesse recebendo a claridade do dia.

Confira algumas idéias de cozinhas:

cozinha-decorada-apartamento-2 cozinha-decorada-apartamento-1 cozinha-decorada-19 cozinhas_decoradas_decoratta_moveis_decoracao giseli-koraicho---alphaville-2-1358543448789_956x621

cozinha-decorada-com-sala-de-visitacozinha-decorada-2014-8 cozinha-americana-pequena-com-sala-simples-2

cozinha11933099-9662-atm14 Marchetti+Bonetti-cozinha-gourmet projeto-cozinha-americana-integrada-sala-1 coz d6mcs4wrn4d3ty48njf62ytbu 09 cozinha-americana-1 tipos-cozinhas

Espero que tenha gostado!

Abraços,

Ana Luiza Florez.


Quer fazer o projeto de sua cozinha conosco? Confira nossa loja de projetos de decoração on-line >> clique aqui <<

Gostou deste post? Confira também idéias para fazer uma varanda gourmet >> clique aqui <<

 

Comments : 0

Leave a Reply

*

captcha *

WordPress spam blocked by CleanTalk.