Ambientes pequenos

Hoje em dia, onde os apartamentos são cada vez menores, muitas pessoas erram na proporção dos móveis, por isso acertar nas medidas acaba se tornando essencial para um bom projeto e aproveitamento do espaço.  Claro que existem outros pontos importantes dentro de um projeto, mas a base do conforto é estabelecer medidas corretas para cada espaço.

Antes de elaborar o projeto é necessário analisar a circulação do ambiente, bem como a atividade e respectivos utensílios que ali serão instalados. Não há como seguir à risca a ergonomia ideal apontada em livros de arquitetura, e as metragens variam de acordo com as particularidades, porém, existem distâncias mínimas a serem praticadas.

Neste pequeno guia vou passar algumas destas medidas mínimas que você pode seguir para não errar.

Captura de Tela 2014-09-24 às 19.55.05

Sala de estar: Para salas pequenas, considera-se um espaço mínimo de 1.20m para que as pessoas sentadas possam manter entre si uma boa distancia e uma circulação livre . Não compre os tapetes  antes de ter definido os sofás e poltronas.

Captura de Tela 2014-09-24 às 19.55.22

Espaço de leitura: Este, é um espaço da casa destinado ao descanso e a leitura. Os elementos deverão ser colocados de forma solta com uma área quadrada de 120 cm.

medida-sofa-mesa

 Sala de estar – mesa lateral: A maior comodidade, obtêm-se quando a altura da mesa lateral, coincide com a altura dos braços do sofá que são aproximadamente 50cm. Mesas laterais podem ser diferentes das de centro, mas devem ter algum elemento em comum com outros itens do ambiente. A distância entre a mesinha e o sofá nunca deverá ser inferior a 15cm.

Captura de Tela 2014-09-25 às 11.02.47

Sala de estar – mesa de centro: Para ter certeza de que há espaço suficiente, antes de comprar os móveis, tire suas medidas e simule o lugar de cada um deles com fita crepe no piso. Assim você poderá observar melhor o espaço necessário para a circulação e a exata distância entre eles. A distancia confortável entre a mesa de centro e os assentos deve ser entre 40cm a 65 cm.

estante-altura

Sala de estar – estante: As prateleiras não devem ser demasiado grande. Assim sendo, aconselha-se, a usar prateleiras com uma largura máxima de 70cm para evitar a flexão causada pelo peso. A separação entre elas pode ser variável, o ideal, é que se adapte à extensão dos livros e dos objectos.

sala-medida-porta

Sala de estar com terraço: Se possível, deve-se evitar colocar um sofá de costas para a saída do terraço. Caso não tenha outra solução, deve-se ter em conta que a porta abre, sem que toque no sofá. A distância mínima recomendada, é de 90cm.

altura-cadeira

Sala de tv: O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da tv ao assento deve ser encontrada multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas = até 2,40 metros). Lembrando que a TV oposta à janela não é recomendável, pois a luz da janela atrapalha a visualização. A altura ideal do sofá, deverá ser de 90cm.

Captura de Tela 2014-09-24 às 19.56.01

Sala de jantar:  A área de refeição pede espaço de circulação em torno da mesa, mesmo com as cadeiras ocupadas. As medidas variam de acordo com a posição da mesa em relação às paredes. O espaço deve permitir que uma pessoa levante e se sente com conforto, sem risco de encostar a cadeira na parede. Considere o espaço pra sentar ou levantar da cadeira, afastando-a para trás 70 – 90 cm e o espaço para circulação atrás da cadeira em uso 60 cm. Aparadores e buffets são excelentes opções para auxílio à mesa de jantar.

Captura de Tela 2014-09-25 às 11.07.49

Sala de jantar – iluminação: Para ter uma sala de jantar completa, não se esqueça da luminária em cima da mesa. Dependendo do pendente, deixe sempre um espaço de 1.50m a partir do piso ou entre 70cm a 90cm a partir da mesa de jantar.

Captura de Tela 2014-09-24 às 20.11.32

Mesa de jantar – tamanhos: Para a escolha da mesa de jantar confira a tabela acima. A mesa redonda é ideal para ambientes menores, não só porque permite melhor circulação mas também acomoda mais pessoas. As cadeiras não precisam ser todas iguais – nem na forma, nem no material. Em mesas retangulares a variação pode ser apenas nas cabeceiras. Em mesas quadradas, utilize cadeiras diferentes apenas frente a frente, num duo divertido. Em mesas redondas, colocação alternada, jogando com cores diferentes. Cadeiras com braços são muito mais confortáveis, mas ocupam bem mais espaço que as comuns. Uma boa opção é usá-las somente nas cabeceiras da mesa retangular.

Captura de Tela 2014-09-24 às 19.56.36

Dormitório: A cama deve estar a uma distância mínima de 70 centímetros da parede, armário ou outro item. Assim, haverá espaço suficiente para que uma pessoa possa movimentar-se confortavelmente. Não se esqueça de reservar mais 40 cm para os móveis que estão em torno da cama.

Captura de Tela 2014-09-24 às 20.13.41

Dormitório: Caso opte por colocar um armário perto da cama, tenha em conta que não existam dificuldades em abrir as portas. A medida padrão de uma porta, é 60 cm de largura, a qual se deve acrescentar, pelo menos, 10cm quando as portas são abertas. Se não houver espaço suficiente opte por um armário com portas de correr.

Captura de Tela 2014-09-24 às 19.56.49

Banheiro: O tamanho mínimo de um espelho é de 70 x 70 cm, para uma pia única. A partir daqui, pode optar um espelho maior no caso de uma pia dupla, assim poderá criar uma sensação de amplitude. A extremidade inferior nunca deverá ser menor que 125cm.

Seguindo estas regras você acerta!

Abraços,

Ana Luiza Florez


Quer fazer seu projeto conosco? Confira nossa loja de projetos de decoração on-line >> clique aqui <<

Não deixe de conferir o post sobre dicas de decoração para sua sala de estar >> clique aqui <<

Conte-nos: Gostou das dicas? Ficou com dúvidas ou precisa de mais sugestões? Deixe seu comentário logo abaixo que responderei pessoalmente!

Comments : 0

Leave a Reply

*

captcha *

WordPress spam blocked by CleanTalk.