5 dicas para sua sala de estar

Hoje vou falar sobre o lugar mais importante da casa: a sala de estar.

Digo que é o mais importante pois ela é o seu cartão de visita, o primeiro lugar que as pessoas se dirigem quando entram na sua casa.

Antes de entrar nas dicas, vamos entender um pouco do contexto histórico:

Até 1960 elas eram chamadas de sala de visitas. Sim, como o nome diz, eram espaços dedicados às visitas, que deveriam se manter impecáveis na arrumação e longe da bagunça dos filhos. Televisão neste espaço era sacrilégio! A família poderia se apertar num cômodo menor para assistir a programação, mas misturar o estar com a TV estava fora de propósito. Pois o mundo desde então mudou muito e as salas das visitas, também. Hoje, totalmente democráticas, elas aconchegam a família toda e os amigos, são espaços para serem vividos à vontade, cumprindo várias funções e por isso chamamos de sala de estar, um espaço de convivência e que em alguns casos já estão integradas com as cozinhas (que mudança radical não?!). Deixaram de seguir estilos pré-determinados de decoração e passaram a refletir a personalidade de seus donos.

“Difícil encontrar alguém que não se sinta confortável vestindo jeans. Desde que Levi Strauss, em meados de 1860, criou as primeiras calças com a lona das barracas que abrigavam os mineradores americanos, o tecido caiu nas graças das pessoas. Dá para fazer uma analogia entre o jeans e as salas contemporâneas. nelas, o que se espera é o mesmo bem-estar, elegância e casualidade da roupa mais popular do mundo.” João Armentano – Arquiteto

Para você ter uma sala confortável, agradável e com bom gosto, aqui estão algumas regras básicas:

1. Disposição dos móveis

É extremamente importante que seus móveis estejam nas proporções adequadas ao tamanho da sua sala de estar, ou seja, se sua sala é pequena não entulhe de móveis ou se sua sala é grande não deixe faltar móveis. Estes são os dois extremos, você precisa achar o equilíbrio para ter a quantidade e disposição correta deste móveis.

Importante: Garantir um bom espaço de circulação para as pessoas. Como? Medindo antes de comprar!!

shutterstock_1449034091-625x340

Lembre-se: Se você ficar na duvida, não compre, ou melhor NUNCA compre por impulso um sofá, uma poltrona, um rack ou um aparador.

Se você ficar na vontade de comprar sem ter medido, aposte apenas em móveis curingas, ex: pufes, prateleiras, mesa lateral pequena, etc. Pois se não der no espaço que você imaginou, é fácil de reaproveitar em algum outro ambiente.

Se mesmo medindo ainda está na dúvida, pegue uma fita crepe e cole no piso, no local onde você pretende colocar, com as medidas do móvel que você quer comprar, isto é uma dica que NÃO TEM ERRO! É a melhor maneira visualizar o móvel no espaço.

 

2. Composição 

A harmonia é essencial na sua sala, seja no mobiliário (móveis que combinam entre si e no contexto) como nas cores (em estampas, revestimentos, etc).

Se há um elemento que traz vida, alegria e energia ao living, este sem dúvida é a cor. Aposte nela, porém com cautela. Como hoje você pode adorar o amarelo e daqui dois meses estar enjoada do tom, prefira colorir itens da decoração que são facilmente repostos. Sairá bem mais barato trocar as capas das almofadas, do que o sofá, não é? Pintar a alvenaria também é um recurso prático e econômico, numa tarde você troca a cor de uma parede e renova rapidamente o astral do ambiente.

Uma dica prática: Escolha sempre um tom neutro para a base da decoração e uma ou duas cores de destaque. O que significa isso?!

Tons neutros: Branco, bege, marrom, cinza e preto.

Cores de destaque: Amarelo, vermelho, verde, rosa, roxo, lilas, azul, etc….

Os tons neutros vão mandar na maior parte do ambiente, devem predominar no mínimo em 60% do ambiente. Para não errar escolha 2 ou no máximo 3 cores neutras, ex: bege e branco, bege e marrom, preto e cinza, cinza e branco.

As cores de destaque devem estar ser pontuais na decoração, ou seja, elas não predominam, são DETALHES. Ex: vasos, luminária, almofadas, porta retrato, etc.

Escolha uma ou no máximo 2 cores de destaque para compor estes objetos menores.

Você pode misturar mais? Pode, mas lembre-se que quanto mais cores mistura, maior é a sua chance de errar. Se quer um ambiente bem colorido com bastante mistura de cores e materiais é melhor contratar um profissional da área, assim você economiza tempo e dinheiro.

Se você prefere um estilo mais clean pode optar por uma decoração em tons neutros, que também fica muito elegante.

Seguem alguns exemplos:

verde-azul-combinacao-tranquila-salas-quartos-07

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Azul

Captura de Tela 2014-09-17 às 17.42.55

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Amarelo-dourado

Captura de Tela 2014-09-17 às 17.41.12

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Rosa seco.

livingroom-decor-color-green-white-yellow-interior-psychology-choose-best fit-personality-home-color-tips-same room-different-scheme

Cores neutras: Branco / Cor destaque: Verde

04-apartamento-decorado-pequeno

Cores neutras: Branco, bege e cinza claro

sala-iluminação-2-2

Cores neutras: Branco, bege e cinza claro

 

3. Quadros e espelhos

Invista na decoração das paredes. Quadros e espelhos dão mais vida ao ambiente.

Para espelhos, tome cuidado se você não está utilizando em ambientes próximos, como na sala de jantar ou no hall. Se não tiver, sempre vale a pena investir em um espelho. Além de ampliar o ambiente, deixam com um ar de sofisticação.

Para os quadros, atenção a um erro extremamente comum: ALTURA CERTA!

A maioria das pessoas SEMPRE erra na altura de colocar os quadros, em geral colocam muito alto. O meio do quadro deve estar na altura dos olhos ou mais para baixo, dependendo do tamanho.

Exceções a esta regra: Nos casos de pé direito duplo ou quando vc quer forrar a parede toda com quadros.

Veja alguns exemplos:

add simplicity se

31

Sala-de-estar-decorar-8

thumb_composi__es

decoração-de-sala

espelhos-2

4. Tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas sempre deixam o ambiente mais aconchegante e confortável.

O ideal é que os tapetes estejam cerca de 10cm em baixo do sofá. Se estiverem mais para dentro não tem problema, mas nunca deixe o tapete terminar antes de chegar no sofá e ficar aparecendo o piso. Para não ter erro aposte em um tapete de cor neutra. Em geral tapetes são caros e investir em um super estampado eu não recomendo, primeiro porque você pode enjoar facilmente da estampa sendo que para equilibrar o restante da sua decoração vai precisar ser bem mais neutra e segundo, a probabilidade de errar na estampa é grande e ela pode sair de moda rapidamente.

As cortinas para sala em geral sempre recomendo bege, branco ou cinza claro, depende da sua decoração. Os tecidos mais usados são voil e organza pois são tecidos leves, provavelmente você quer ter uma transparência para sua varanda ou janela. Deixe as cortinas estampadas para quartos de criança, fica divertido e não pesa (dependendo da estampa e contexto, claro!).

Veja alguns exemplos:

tapete-shaggy

tapete para sala de tv 2

cortina-para-sala-3

 

5. Iluminação

Aqui são consideradas a iluminação natural e artificial.

Um living banhado pela claridade do dia é convidativo e ganha movimento, mudando sua aparência conforme o horário. Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilação. Se topar uma reforma, aumente o tamanho e o número das aberturas. Assim, além de conquistar mais luminosidade e dispensar aparelhos de ar condicionado, seus ambientes passam a ser uma extensão visual das áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala.

Para a noite, tenha uma iluminação que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando manchas luminosas suaves , que iluminam sem ofuscar. Aposte em diferentes pontos de luz, pendente, abajur, luminária de piso, iluminação embutida nos moveis, etc. Quanto mais pontos diferentes de iluminação você tiver, mais cenas pode criar. Só cuidado para sua sala não virar um estádio de futebol, extremamente iluminada!

Seguem alguns exemplos:

2ghev8hj7y4z45qkkr97c5xls

black-28

joao-armentano

joao-armentano-mostra-black-2012-1337828238631_956x400

Espero que tenha ajudado e se você ficou com alguma duvida escreva abaixo nos comentários que eu respondo! A sua dúvida pode ser a mesma de outra pessoa.

Espero que tenha gostado!

Abraços,

Ana Luiza Florez.


Quer fazer seu projeto conosco? Confira nossa loja de projetos de decoração on-line >> clique aqui <<

Confira também nosso post sobre varandas gourmet  >> Clique aqui <<

 

 

Comments : 2
  1. Adriana Reply

    Adorei as dicas e as informações de decoração. Um conceito novo arrojado mas com toques clássicos que dão requinte e leveza aos ambientes. Parabéns pelo seu trabalho.

    • analuiza Reply

      Que bom Adriana! Obrigada!!

      Abraços,
      Ana Luiza

Leave a Reply

*

captcha *

WordPress spam blocked by CleanTalk.